A cidade de Alfenas, no Sul de Minas, não terá a tradicional queima de fogos da virada do ano na Praça Getúlio Vargas este ano. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (29) pela prefeitura da cidade e não tem nada a ver com crise econômica. É para atender a um pedido dos protetores de animais, muito numerosos no município, em uma demanda muito comum no reveillon: acabar com o barulho que prejudica os bichinhos de estimação.
Leia Mais
Senado abre consulta sobre lei para proibir fogos de artifício com barulhoALMG aprova proibição de testes com animais para produzir cosméticosGoverno de Minas regulamenta lei contra maus-tratos de animais no estadoPimentel veta proibição de testes em animais para cosméticos em MGProibição de fogos de artifício com barulho será votada pelo SenadoCadela cai de varanda e é salva por moradores; veja vídeoA prefeitura já havia feito uma licitação de R$ 50 mil para comprar os fogos de artifício, mas não chegou a efetivar a compra. O dinheiro será economizado.
“Já estávamos caminhando para não fazer.
Luizinho da Farmácia, como é conhecido, tem em casa o Lhasa Apso Téo e conta que ele era um dos que sofriam com o barulho. “Todo animal sofre, não tem jeito”.
Sem a queima de fogos, restará apenas o som mecânico e a iluminação de Natal na praça. “A praça ficará cheia com ou sem fogos”, prevê. O prefeito diz que já houve um grande show de encerramento do ano no dia 22 de dezembro com a banda de pagode Raça Negra..