A pré-candidata a presidente Marina Silva (Rede) vem a Belo Horizonte neste sábado para lançar o nome de João Batista Mares Guia na campanha pelo governo de Minas. O ex-secretário de Educação de Minas Gerais já vinha percorrendo cidades de Minas Gerais e participando de reuniões do partido como nome escolhido para concorrer ao Palácio Tiradentes.
Ainda em janeiro, Mares Guia havia antecipado em suas redes sociais que sua candidatura a governador seria anunciada por Marina. “Há 20 anos encontrava-me completamente distante de partido político e de atividade política, dedicado somente à melhoria da educação básica pública, formando diretores de escolas, pedagogos e professores. A Rede Sustentabilidade convidou-me e, após muita reflexão, aceitei o convite para candidatar a governador de Minas Gerais nas eleições de 2018”, disse.
João Batista é irmão do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, que se livrou de uma condenação no caso do mensalão mineiro por ter completado 70 anos de idade.
Durante o evento na Escola Superior Dom Hélder Câmara, a Rede fará a filiação e apresentação de pré-candidatos às eleições de 2018. O partido também vai lançar um edital de convite público para selecionar “candidaturas cívicas”, com inscrições abertas de 27 de janeiro a 28 de fevereiro.