São Paulo - BBC, El País, Washington Post, New York Times, entre outros principais veículos ao redor do mundo, repercutiram a condenação em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta tarde. A maior parte do noticiário tem como foco as eleições de 2018 e menciona a possibilidade de a decisão do Tribunal da Lava-Jato ter enterrado a carreira política do petista.
Segundo o New York Times, destacou o "duro revés" do ex-presidente, após sua condenação em segunda instância, "na briga por um terceiro mandato". "A decisão é uma vitória para os promotores no que provavelmente é um dos maiores embates entre o Judiciário brasileiro e a classe política."
Ainda o jornal norte-americano diz que "Lula é visto pelos procuradores como uma das figuras importantes na corrupção endêmica brasileira".
Já o El País traz na capa de seu portal a manchete sobre a condenação de Lula. O jornal espanhol, no entanto, chama a atenção para o fato de que a "imagem de Lula entrando em cárcere está um pouco mais próxima". O periódico ainda ressalta que o mercado entrou em polvorosa com a condenação do petista. "A Bolsa de Valores de São Paulo disparou", diz o jornal.
A BBC informa que Lula "perdeu a apelação contra condenação por corrupção. A emissora, em seu portal na internet, afirma que a condenação pode ter tirado o ex-presidente de uma disputa pela presidência.
Na mesma linha, o The Washington Post cita em sua manchete sobre o caso que a condenação "potencialmente acaba com a carreira política de Lula".
.