São Paulo - O balanço final do impacto do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) no Twitter indica que o assunto foi tema de cerca de 1,2 milhão de postagens, no Brasil, entre a zero hora e a meia-noite de quarta-feira, dia 24. Os dados foram coletados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas.
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Apesar da Lei da Ficha Limpa, Lula poderá registrar candidatura à PresidênciaExecução da pena de Lula deve esperar STF, diz Torquato JardimPresidenciáveis evitam clima de 'comemoração' após decisão sobre LulaApoiadores de Lula organizam churrasco no triplex do GuarujáJuiz que confiscou passaporte de Lula aponta 'real e iminente' possibilidade de prisão do petistaO volume de interações anteontem foi tão grande que até os "bots" ficaram em segundo plano, limitando-se a cerca de 5%, tanto entre os usuários favoráveis a Lula quanto entre os que comemoraram a confirmação da condenação. Os "bots" são perfis automatizados, programados para difundir informações como se fossem pessoas.
Entre os que fizeram menção ao julgamento, o campo pró-Lula foi o que publicou o maior número de postagens (44,1%). Os opositores do ex-presidente foram responsáveis por 35,4% e outros 15,3% foram publicados por perfis que não se alinharam a nenhum dos dois blocos. Houve ainda cerca de 5% de postagens de teor indefinido, sem interação com outros perfis.
Parte significativa das publicações (12,3 mil) fez alusão à alta da Bolsa de Valores e ao otimismo do mercado financeiro com o resultado do julgamento.
O pico da movimentação no Twitter se deu entre as 17ho e as 19h, com a repercussão da ratificação da condenação de Lula e a determinação de aumento de sua pena de prisão. Nesse horário, segundo a FGV-DAPP, "a imprensa tradicional se projetou como fonte central de impacto", superando as comemorações e as críticas em torno da decisão do TRF-4.
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A distribuição regional das postagens mostra que, em termos proporcionais, o julgamento foi mais mencionado na Região Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte, na Bahia e no Ceará. O impacto do julgamento no Facebook também foi medido pela FGV-DAPP. A análise detectou cerca de 2 milhões de interações na página de Lula, desempenho que o fez superar o engajamento em relação ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), presidenciável que costuma ter presença mais forte na rede social.