Jornal Estado de Minas

Prefeitos vão à Cidade Administrativa cobrar recursos de Pimentel


As recentes cobranças dos prefeitos mineiros por atrasos e recursos retidos pelo governo de Minas Gerais vai chegar à porta do governador Fernando Pimentel (PT). Os gestores vão nesta sexta-feira (2) à Cidade Administrativa passar a tarde discutindo a crise financeira no auditório JK. Na pauta do encontro, que já tem mais de 400 prefeitos confirmados, segundo a Associação Mineira de Municípios, está a “quitação da dívida do governo do estado com as administrações municipais”.

A mobilização, segundo programação divulgada pela AMM, vai durar das 9h às 15h. Ainda de acordo com a entidade, os atrasos nos repasses do governo do estado a partir do início de 2017 agravou os efeitos da crise nos municípios. A dívida do governo de Minas com as prefeituras chega a R$ 3 bilhões e inclui recursos nas áreas de saúde, transporte escolar, IPVA, ICMS.

O presidente da AMM e prefeito de Moema Julvan Lacerda (MDB), disse que o encontro será para pressionar o governador a acertar as contas com as prefeituras. “ Já tentamos todas as tentativas: reuniões com secretários e o governador, mobilizações com os prefeitos, encontros com os deputados da bancada mineira, envios de ofícios ao governo e até agora não tivemos resposta definitiva do estado quanto à quitação da dívida conosco e a regularização desses repasses. Este evento será um apelo para Pimentel enxergar, definitivamente, que estamos pedindo os nossos direitos constitucionais, que são os repasses que pertencem aos municípios mineiros”, afirmou. .