O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira, 1, que a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, deu uma "mensagem importante" na sessão solene desta manhã ao dizer que é "inadmissível e inaceitável desacatar a Justiça" e que sem "Justiça não há paz".
Leia Mais
AGU vai esperar parecer da PGR para se manifestar sobre posse de CristianePGR envia parecer pela cassação de liminar que liberou posse de Cristiane BrasilPGR é notificada a se manifestar em ação que questiona decisão sobre CristianeA fala de Cármen foi feita uma semana depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que "não tem nenhuma razão para respeitar a decisão" da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que aumentou a pena do petista de 9 anos e 6 meses de prisão para 12 anos e 1 mês, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
"Pode-se ser favorável ou desfavorável à decisão judicial pela qual se aplica o direito. Pode-se buscar reformar a decisão judicial, pelos meios legais, pelos juízos competentes. É inadmissível e inaceitável desacatar a Justiça, agravá-la ou agredi-la. Justiça individual fora do Direito não é justiça, senão vingança ou ato de força pessoal", discursou a presidente do STF na abertura do Ano Judiciário..