O presidente Michel Temer (MDB) anunciou neste sábado a criação do Ministério da Segurança Pública. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, onde o presidente está reunido com autoridades para discutir a intervenção federal na área de segurança pública.
Leia Mais
Intervenção no Rio não deveria impactar reforma da previdênciaTemer chega ao Palácio Guanabara, no Rio, para tratar de intervenção federalGeneral minimiza violênciaTemer anuncia detalhes da criação de Ministério de Segurança PúblicaTemer estuda nomear ministro sem criar ministério da SegurançaNome de ministro da Segurança Pública deve ser decidido após criação da pasta"Algum desconforto vai existir", diz porta-voz do Exército sobre intervençãoReunião de Temer e Pezão não teve resultado concretoO novo ministério faz parte de um conjunto de medidas para o combate à violência no país. A proposta é que as polícias Federal e Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública fiquem vinculados ao Ministério da Segurança Pública.
Atualmente, esses órgãos estão vinculados ao Ministério da Justiça, que manterá o desenvolvimento de políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, além de temas relacionados a estrangeiros e refugiados, combate a cartéis econômicos e defesa do consumidor.
A proposta do novo ministério está em discussão no governo federal desde novembro do ano passado, e ganhou força com o agravamento da violência urbana – especialmente no Rio de Janeiro. O texto da medida provisória já estaria pronto, apenas passando por alguns ajustes.
O nome do ministro ainda não foi anunciado, mas nos bastidores, José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, é o mais cotado. (Com agências).