Os deputados federais do PSDB de Minas Gerais querem que o partido tenha candidato próprio ao governo do estado. Em reunião nessa terça-feira (20), os sete parlamentares decidiram insistir com o senador Antonio Anastasia, fazendo um apelo para que ele concorra. Isso porque ele é o único nome capaz de agregar partidos aliados do grupo tucano.
Leia Mais
Anastasia sofre pressão de Alckmin e PSDB para concorrer ao governo de MinasPSDB volta a cogitar Anastasia como candidato ao governo de Minas em 2018Prefeitos do PSDB fazem apelo para Anastasia concorrer ao governo de MinasEnquanto espera Anastasia, PSDB de Minas foca em eleição de deputadosEleição para governo de Minas deixa partidos em pé de guerraPSDB deve fazer prévias em Minas para escolher candidato ao governoPresidente do PSDB-MG convoca Anastasia a assumir "missão" de ser candidatoNos bastidores, o movimento do PSDB pela candidatura própria teria sido provocado por uma divergência com os aliados, que estariam mandando o recado de que não precisam dos tucanos nas eleições. Os pré-candidatos vem se recusando a vincular seus nomes ao senador Aécio Neves por causa do envolvimento dele na Operação Lava-Jato.
Além do PSDB estadual, Anastasia vem sendo pressionado pela cúpula nacional da legenda.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, intensificou a pressão sobre os tucanos mineiros para que o senador Antonio Anastasia concorra ao governo de Minas pelo partido. O ex-governador mineiro é visto como peça importante pela cúpula nacional da legenda para dar um palanque forte à candidatura ao Palácio do Planalto.
Domingos Sávio confirmou o desejo do PSDB nacional de ter Anastasia oferecendo um palanque para o governador paulista. “Não há pressão, há o que é absolutamente legítimo em política, um diálogo em busca de uma solução que entendemos que seja a melhor para Minas, que é ele. Não é a única solução, mas é a melhor e mais conciliadora”, disse.
O dirigente afirmou que o nome de Anastasia aparece “insistentemente” entre as bases da legenda como melhor alternativa. “Não vamos caminhar em outra direção antes de esgotar esse debate. O homem público às vezes não tem muita condição de pensar o que é melhor para ele, tem que pensar o que é melhor para o conjunto da sociedade que representa.
Secretário geral do PSDB nacional, o deputado federal Marcus Pestana confirmou que Alckmin quer um palanque forte em Minas e que Anastasia é visto como o melhor nome para isso, mas mostrou desacreditar nessa possibilidade. “Candidatura não é só questão de viabilidade política, tem decisões pessoais também e não existe essa história de obrigar ninguém a nada. A opção dele (Anastasia) é de permanecer no Senado. Ele disse enfaticamente e não cabe ficar insistindo”, afirmou..