A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) movimentou apoiadores e pessoas que fazem oposição a ele em Belo Horizonte nesta quarta-feira. No dia em que o ex-presidente da República lança sua pré-candidatura às 18h no Expominas, a cidade amanheceu com faixas e cartazes a favor e contra o petista.
Na porta do Expominas, onde ocorre o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente, faixas pede a liberdade de Lula, em referência à condenação do petista em segunda instância pela Operação Lava-Jato.
Em postes da Rua Alagoas foram colocadas fotos de Lula nos moldes de cartazes de procurados dos filmes com os dizeres “Lula na cadeia”. Na peça apócrifa, ele é chamado por adjetivos como corrupto, ladrão, mentiroso e desonesto.
Já no Centro de Belo Horizonte, grandes faixas celebram a presença do ex-presidente da República. Lula escolheu Belo Horizonte para começar as visitas regionais de divulgação da sua pré-candidatura. A confirmação do seu nome como pré-candidato do PT ocorreu um dia depois de ele ser condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF4) no caso do apartamento triplex no Guarujá. No evento no Expominas também serão comemorados os 38 anos do PT.
O ex-presidente chegou à capital mineira nessa terça-feira e jantou com o governador Fernando Pimentel. Nesta quarta-feira, os dois e parlamentares petistas visitaram um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra em Itatiaiuçu, Região Metropolitana de Belo Horizonte. As terras, segundo o MST, pertenceram ao ex-bilionário Eike Batista.