O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou na manhã desta quarta-feira (21) o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, junto com o governador Fernando Pimentel (PT). As terras, de acordo com o grupo, pertenciam ao empresário Eike Batista, investigado na Operação Lava-Jato. Lula disse que vai iniciar outra caravana pelo país no mês que vem, começando por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Enquanto quiserem estarei andando pelo país”, disse.
Leia Mais
Lula diz que Temer quer ser candidato à reeleição pegando eleitores de BolsonaroLula vai visitar fazenda de Eike Batista invadida pelo MST antes de evento em BHDefesa de Lula aponta 23 omissões em acórdão no caso triplexMST invade parque gráfico do jornal 'O Globo', na Baixada FluminensePT faz em Minas Gerais primeiro lançamento estadual de candidatura de LulaGuerra de cartazes e faixas marca a chegada de Lula em Belo HorizonteIntervenção
O ex-presidente criticou a intervenção federal determinada pelo presidente Michel Temer e aprovada pelo Congresso Nacional. Segundo ele, o governo adotou a medida por não querer que o povo discuta outros assuntos, como reforma da Previdência, financiamento da educação, problemas habitacionais e outros.
O petista afirmou que a violência deve ser contida com investimentos e não com as forças armadas. “Exército não foi feito para isso, exército é para defender a soberania nacional de um país contra possíveis inimigos externos”, disse. Lula disse que o governo deveria cuidar das fronteiras do país e questionou o que chamou de “fanfarrice” das unidades pacificadoras do Rio (UPPs). “Era tanque subindo morro e o que aconteceu com as Upps? Acabou? Não deu certo e eles não tem coragem de falar para o povo”, disse.
Lula disse que Temer quer pegar os votos do pré-candidato Jais Bolsonaro (PSC) e, para isso, quanto mais ignorância e bobagem melhor.
Do acampamento, Lula seguiu para visitar uma colônia de portadores de hanseníase em Betim. À noite ele lança sua pré-candidatura no Expominas, em Belo Horizonte. .