Jornal Estado de Minas

Pimentel participa da inauguração da sede do consulado da Itália em BH


Ao participar da inauguração  da sede do consulado da Itália em Belo Horizonte, nesta sexta-feira, o  governador Fernando Pimentel  destacou a relação próxima do Estado com o país europeu.
“Belo Horizonte foi uma cidade construída por imigrantes. Belo Horizonte fez, no ano passado, 120 anos de existência e, desde a sua construção, os imigrantes, e em especial os italianos, tiveram papel fundamental para esta cidade e para o Estado. Sem a contribuição da Itália, Minas Gerais não teria conseguido alcançar a posição que tem hoje no Brasil e no mundo”, afirmou.

A nova sede ocupa uma casa tombada, construída em 1972. Com a mudança para o novo endereço, o consulado conseguiu reorganizar os serviços oferecidos, aumentando o período de atendimento ao público. Em Minas Gerais, o consulado registra hoje mais de 27 mil cidadãos italianos. Além deles, considera-se que 30% da população mineira é de origem Italiana.

A solenidade de inauguração contou também comas presenças do ministro Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Angelino Alfano, do embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, e da cônsul da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi, o governador destacou a relação próxima do Estado com o país europeu.

O ministro Angelino Alfano lembrou a grande presença dos italianos no Brasil. “Trinta milhões de cidadãos brasileiros são ítalo-descendentes. Temos o Brasil no coração.
Hoje, lembramos aqui a imigração de tantos italianos para o Brasil. Gostaria de agradecer o governador Fernando Pimentel por abrir as portas a tantos italianos que estão aqui. Que esta seja a primeira de muitas vindas de ministros italianos a Belo Horizonte”, ressaltou.

O embaixador Antônio Bernardini lembrou, por sua vez,  a parceria existente entre Minas Gerais e a Itália. “Minas Gerais entra em todas as conversas que envolvem Brasil e Itália. Por isso, achei importante encontrar uma nova sede para o consulado na capital, simbolizando a nossa relação. Temos de valorizar nossa presença num território tão importante. Ninguém melhor que o governador para poder atestar nossa presença e trabalho no Estado”, pontuou.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Cultura, Ângelo Oswaldo, os presidentes da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Cristiane Serpa, e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, o senador Antonio Anastasia, os deputados estaduais Léo Portela e Durval Ângelo, além de prefeitos e lideranças políticas..