Newton Hidenori Ishii, que ficou conhecido como “japonês da federal” após participar de diversas conduções coercitivas no âmbito da Lava-Jato, vai se aposentar. O pedido foi publicado no Diário Oficial e autorizado pelo diretor de gestão pessoal da Polícia Federal. A portaria no 7.708 é de 22 de fevereiro.
Leia Mais
'Japonês da Federal' fica livre da tornozeleira eletrônicaDe tornozeleira eletrônica, Japonês da Federal volta a prender acusados da Lava-JatoJuiz manda 'Japonês da Federal' para sala da Polícia CivilJaponês da federal lança livro em BH e conta casos como xixi de Cerveró em petistaApós prisão e tornozeleira, japonês da federal quer disputar eleição de outubroRaquel pede ao Supremo que afaste Segovia em caso de novas declaraçõesCom o desenrolar da Lava-Jato e as prisões de autoridades ocorrendo corriqueiramente, o japonês da federal passou a ser reconhecido nas ações da Polícia Federal. Se tornou absurdamente popular nas redes sociais e, entre 2015 e 2016, foi personagem carnavalesco, “incorporado” por milhares de foliões.
Newton Ishii era o responsável pela carceragem da PF em Curitiba e, há dois anos, pretendia se aposentar. Em entrevista ao Correio, ele reconheceu a fama e disse que muita gente ia até a sala dele para tirar fotos.
“Durante as operações é impossível, mas, no dia a dia, as pessoas me procuram e eu as atendo”, disse.
Com o reconhecimento, veio também a exposição de sua vida ao público.
A pena foi revertida e, parte dela, cumprida em regime semiaberto. Com a tornozeleira eletrônica, Newton Ishii voltou a cumprir os mandados da Justiça em Curitiba, onde mora..