No dia em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga o recurso para impedir a sua prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula disse, em entrevista a uma rádio da Bahia, disse que esperar os cinco ministros "leiam o processo" .
"Se dependesse daquela votação no TRF4 eu não teria porque acreditar na Justiça. Aquilo pareceu uma encenação, pareceu que nenhum dos juízes leu o processo. Espero que as pessoas que vão me julgar hoje no STJ leiam o processo, leiam as acusações e a defesa e permitam que o povo possa me julgar em outubro", ponderou.
Leia Mais
STJ julga hoje recurso de Lula para não ser presoProcuradoria pede prisão de Lula após julgamento de recursoLula diz em entrevista que vai brigar até o fim para ser candidatoSTJ inicia julgamento de pedido de Lula para não ser presoLula segue liderando intenções de voto com 33,4% diz CNT/MDA; Bolsonaro tem 16,8%Lula disse também que seus opositores ainda não conseguiram lançar um candidato com credibilidade para disputar contra ele.
"Eles estão em uma situação complicada. Não conseguem achar um candidato que tenha credibilidade. O que deixa eles preocupados, irados, é que só tem uma unanimidade agora. Estão todos tentando evitar que eu seja candidato por uma razão: é que se eu for candidato posso ganhar no primeiro turno", avaliou.
O ex-presidente afirmou que confia que sua condenação será revertida em instâncias superiores. "Tanto eu acredito que estou recorrendo", disse, ao afirmar que espera ser inocentado até o "dia do registro da candidatura".
Calendário eleitoral
As eleições estão marcadas para o dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Na ocasião, os eleitores brasileiros irão eleger o presidente da República, governadores de estado e do Distrito Federal, dois terços do Senado Federal, e deputados federais, estaduais e distritais.
A escolha de candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto de 2018