A ala do MDB que defende o rompimento com o governador Fernando Pimentel (PT) a candidatura do deputado federal Rodrigo Pacheco ao Palácio da Liberdade faz uma nova movimentação na semana que vem para marcar a posição. O grupo de coordenadores regionais do partido marcou para um ato na sede do partido em Belo Horizonte no dia 17 de março, dia em que inicialmente seriam realizadas as prévias. Eles vão pedir novamente para a legenda virar oposição no estado e ter candidatura própria.
Leia Mais
Prévias tardias no MDB deixam Rodrigo Pacheco mais perto do DEMPP troca comando para apoiar Rodrigo Pacheco; reunião tem briga e socos na mesa'Propósito é tirar PT do poder', diz Rodrigo Pacheco sobre candidatura ao governoMais dois secretários de Fernando Pimentel deixam cargos por causa das eleiçõesRodrigo Pacheco chega ao DEM criando problemas para colegas de partidoSegundo prefeito de Andradas e coordenador da regional de Poços de Caldas, Rodrigo Lopes, a expectativa é que os 51 coordenadores ou cerca de 90% deles participem do ato. “O partido disse que quer candidatura própria mas colocou a data para depois do período de filiação. A base precisa se posicionar para que meia-dúzia não definam o rumo do partido”, disse.
Dissidentes
O prefeito disse que o grupo vai pedir a antecipação das prévias e manifestar apoio a Rodrigo Pacheco e contra o governo Pimentel.
O coordenador da região Sudoeste, Frank Almada, reforçou que a militância do partido quer candidatura própria e acrescentou: “o MDB não aceita mais ficar a reboque do PT”. Para ele, ao excluir a candidatura de Pacheco, o partido “pode estar abrindo mão do próximo governador de Minas”.
“Também não queremos que aconteça como na eleição para a prefeitura de BH.
O pré-candidato ao governo já admitiu que são grandes as chances de ele deixar a legenda. Pacheco considerou a decisão de adiar as prévias como uma sinalização de que o MDB vai continuar apoiando Fernando Pimentel.
Nos bastidores, a articulação para o adiamento foi conduzida pela bancada de deputados estaduais, alinhada com o petista. Apesar de ter falado em candidatura própria, o grupo fez questão de dizer que o MDB continuaria apoiando Pimentel na Assembleia. .