O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava-Jato no Paraná, participou na noite desta segunda-feira do programa Roda Viva, da TV Cultura. Foi a primeira entrevista ao vivo do magistrado a um canal de televisão. O assunto ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial do Twitter.
Moro foi recebido com protesto em frente à sede da emissora em São Paulo. Os manifestantes carregavam faixas de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os dizeres: "Moro, juiz parcial" e "Aqui tem Lula, aqui tem luta".
Moro condenou o ex-presidente Lula da Silva a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença foi dada no processo em que o petista foi acusado pela força-tarefa da Lava-Jato de receber propina da OAS, uma das empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras.
Segundo a denúncia, a OAS pagou R$ 3,7 milhões por meio de entrega e reforma do triplex no Guarujá. Lula nega ser dono do imóvel.
Na segunda instância, a pena foi aumentada para 12 anos e um mês.
Na segunda instância, a pena foi aumentada para 12 anos e um mês.
Nesta segunda-feira, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou por unanimidade o último recurso possível na segunda instância no processo.
Com a decisão unânime da Corte de apelação da Operação Lava-Jato, o petista poderia ser preso. Lula, no entanto, tem sua liberdade garantida pelo menos até 4 de abril quando o Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar um habeas corpus preventivo.