São Paulo - Os principais veículos de imprensa do mundo destacam em suas páginas na internet a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de descumprir o prazo para uma apresentação voluntária à Polícia Federal (PF) estipulado no mandado de prisão do juiz Sérgio Moro.
O New York Times, principal jornal dos Estados Unidos, ressalta que Lula "desafiou" o prazo das 17h para se entregar voluntariamente e acrescenta que a decisão do petista pode ser o prenúncio de uma "disputa dramática" com autoridades de segurança.
A atitude "desafiadora" do petista também faz parte da abordagem do Washington Post, que destaca que a resistência do ex-presidente se dá enquanto multidões se manifestam tanto contra quanto a favor dele.
Leia Mais
Ministro Edson Fachin encaminha reclamação de Lula para Cármen LúciaGabinetes de ministros do STF se calam após críticas de Gilmar MendesMultidão no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC atrai vendedores ambulantesLula não negociou com a PF nem vai se entregar, diz presidente do PTLula pretende se entregar neste sábado em São Paulo, após missa para Marisa LetíciaDeputado Federal Paulo Maluf é internado em São PauloO britânico Financial Times afirma em uma parte de menor destaque da sua página inicial que "o presidente que transformou o Brasil faz sua última resistência".
Também na página inicial, o alemão Die Zeit ressalta que o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, afirmou ter recorrido ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para evitar a prisão.
O espanhol El País noticia que Lula "negocia com a Justiça sua entrega para ir ao cárcere" e faz uma cobertura em tempo real do caso.
O português Público vai além e, no principal destaque de seu site, afirma que "Lula não quer entregar-se hoje", também com atualizações ao vivo.
No italiano Corriere della Sera, a manchete da página inicial diz que, após não se entregar à polícia, o petista está "entrincheirado" na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.
O argentino La Nación é mais um a evidenciar a cobertura do caso de Lula no maior destaque de seu site, com a manchete "Tensão máxima no Brasil: entrega de Lula à Polícia Federal é negociada"..