A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na empresa Rio Rancho Agropecuária, do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso e de seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB).
Os mandados, expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foram cumpridos na sede da empresa, em Belo Horizonte, e em Grão Mogol, no Norte do estado. O processo, que investiga crimes financeiros, corre em segredo de Justiça.
Leia Mais
Newton Cardoso chama MDB de 'podre' e diz preferir Bolsonaro a TemerNewton Cardoso se diz neutro 'por enquanto' na disputa pela liderança do PMDBCondenado, Newton Cardoso cai na Lei da Ficha LimpaNewton Cardoso diz que ex ficou doidaMaria Lúcia Cardoso desiste da Prefeitura de Pitangui e acusa Newton de não pagar pensãoMP acusa Newton Cardoso e Jr. por uso de assessores da Câmara em função domésticaMinistro trava recurso de Newton Cardoso contra condenação por uso de helicópteroA empresa afirma que está à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento. “Atuando no mercado brasileiro por mais de 30 anos, a licitude e transparência nas atividades sempre foram os princípios que nortearam e sempre nortearão nossos negócios”, afirma.
Newton Cardoso é dono de um dos maiores patrimônios do Brasil. Em 2009, ele chegou a admitir que seu patrimônio superava os R$ 2,5 bilhões. Entre os bens listados por ele, estavam 145 fazendas, mais de 200 carros, uma praia na Bahia, um ilha em Angra dos Reis, a fábrica de sucos Goody, dois aviões e um helicóptero, um apartamento em Nova York.
O patrimônio incluía ainda seis quartos de um hotel em Paris, um shopping e dois edifícios em Brumado, na Bahia, cidade onde nasceu, quatro apartamentos em hotel de Belo Horizonte, uma empresa de reflorestamento e aplicações no Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco Mercantil, sendo que em apenas uma delas teria mais de R$ 200 milhões.
Ele também tem seu nome envolvido com diversas irregularidades, entre elas o uso irregular de helicóptero do governo no período em que foi vice-governador.