A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira, o ex-prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (PT). A prisão foi decretada pela Justiça em função da Operação Encilhamento, que investiga desvio de recursos de institutos previdenciários em 13 fundos de investimentos de prefeituras.
A operação foi deflagrada também em municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás.
Ao todo, a Justiça expediu 60 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária ( por cinco dias, prrogáveis de acordo com decisão judicial).
Em Uberlândia, além do ex-prefeito petista, outras três pessoas foram presas: o ex-superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Uberlândia (Ipremu), Marcos Botelho, e dois ex-integrantes do Comitê de Investimento do Ipremu, Cláudio Roberto Barbosa e Mônica Silva Resende de Andrade.
A Polícia Federal também cumpriu mandados em Betim e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e também em Pouso Alegre, no Sul de Minas.