O senador Paulo Paim (PT-RS) demonstrou nesta quarta-feira, durante sessão do plenário do Senado, por que ele e seus pares devem estar atentos aos servidores terceirizados. Porque são eles que servem "a água, o cafezinho, os banheiros", emendou o senador diante do alerta de um colega, que no vídeo não foi possível identificar.
Tudo começou com um pedido de "questão de ordem", jargão parlamentar para pedir a palavra. "Serei breve", prometeu o senador petista, que discursou exato um minuto e 47 segundos.
Paim destacou a possibilidade de os terceirizados do Senado terem seus salários reduzidos.
"Está circulando na Casa um documento dizendo que todo terceirizado passará a receber somente o piso da categoria, pouco mais de mil e pouco reais", afirmou o parlamentar ao justificar a "questão de ordem".
De acordo com Paim, a redução atingiria todos os terceirizados que prestam serviço na Casa Legislativa.
O parlamentar questionou a decisão, que seria da Mesa do Senado. E lembrou que o senador Jorge Viana (PT-AC) já havia encaminhado, nesta quarta-feira pela manhã, uma moção de repúdio "a essa posição e de apoio aos terceirizados".
"Porque, se a moda pega, vai ser o seguinte: todo terceirizado no Brasil, seguindo o exemplo do Congresso, vai passar a ganhar o piso da categoria", previu Paim.
Após o petista agradecer o aparte, um senador, que a transmissão da TV Senado não focalizou, afirmou: "Lembrando que eles (terceirizados) servem a nossa água, aqui". Ao que Paim emendou : " a água, o cafezinho, os banheiros..."