O que era para ser mais uma campanha publicitária colocou a prefeitura de uma pequena cidade no Rio Grande do Sul no centro de uma polêmica que rendeu debates essa semana nas redes sociais. “Só tenha os filhos que puder criar”, diz o outdoor espalhado em Quaraí, que também faz um questionamento aos possíveis pais: “Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos”.
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Presidenciáveis usam redes sociais para falar com eleitoresNicolás Maduro mostra solidariedade a Lula em redes sociaisMemes sobre Lula fazem sucesso nas redes sociaisO prefeito da cidade, Mario Raul, não quis se pronunciar sobre o assunto. Coube à secretária de Saúde Fabiana Saldanha explicar e dizer que a campanha é permanente. Ela comemorou a repercussão da campanha e disse que o objetivo era provocar o debate sobre planejamento familiar.
Campanha cumpriu objetivo
“Atingimos o objetivo e estamos muito felizes por contribuir para esse debate. Se foi boa ou ruim, o importante é ter repercussão e fazer esse trabalho para que as pessoas pensem sobre o assunto”, disse.
Saldanha disse que a ideia da campanha surgiu porque, em 2017, dos 271 nascimentos na cidade, 40 filhos eram de mães menores de 18 anos.
“A ideia nunca foi direcionar se a pessoa é rica ou pobre, é um debate muito mais amplo. A intenção sempre foi que as pessoas pudessem externar sua posição e saíssem de sua zona de conforto. É uma campanha permanente de orientação”, disse. A secretária disse ter recebido ligações de representantes de outros municípios querendo levar a polêmica campanha para as suas cidades.
Planejamento familiar
Ao lançar a campanha em janeiro, a Prefeitura de Quaraí registrou em suas redes sociais que, segundo pesquisas, em 55% dos relacionamentos que geraram filhos não houve planejamento e os pais não estavam preparados para a gestação.
"75% dos jovens que tiveram filhos em seus relacionamentos estão fora da escola e sem perspectivas de carreira profissional.