O pré-candidato do MDB à Presidência da República, Henrique Meirelles, decidiu adotar tom mais agressivo contra os adversários Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT), na tentativa de conquistar principalmente o público feminino. Um vídeo da campanha de Meirelles, que será postado hoje nas redes sociais, exibe cenas de violência verbal de Bolsonaro contra mulheres, além do destempero retórico de Ciro.
A estratégia foi desenhada para expor fragilidades e polêmicas dos dois rivais de Meirelles, com o objetivo de mostrar os riscos de o eleitorado apostar naquilo que a campanha do MDB chama de “aventura” nas eleições de outubro.
Leia Mais
Henrique Meirelles escolhe José Márcio Camargo como coordenador econômicoTemer desiste da reeleição e anuncia apoio a Henrique MeirellesHenrique Meirelles: 'minha candidatura é uma evolução natural'Ciro Gomes diz que solicitou ao DEM lista de pessoas para pedir desculpasRaquel Dodge defende que STF aceite denúncia contra BolsonaroEm outra cena do filme, Bolsonaro aparece irritado em uma entrevista coletiva. “Você é uma idiota. Você é uma analfabeta”, diz ele a uma jornalista.
Ciro é apresentado como um político de temperamento explosivo. “O Lula é um merda”, afirma o pré-candidato do PDT na gravação, em referência ao ex-presidente, de quem foi ministro.
Com 1% das intenções de voto, Meirelles faz agora um movimento de ataque para se diferenciar na corrida eleitoral. No Planalto, auxiliares do presidente Michel Temer avaliam que o ex-titular da Fazenda precisa vestir o figurino de candidato, subir o tom e mostrar não ter medo do confronto.
Em conversas reservadas, dirigentes do MDB afirmam que Meirelles tem prazo até meados de julho para crescer.
Pesquisas internas da campanha emedebista revelam que, a quatro meses da eleição, as mulheres são as mais indecisas sobre o voto e têm mais resistência a Bolsonaro. As sondagens também mostram que Ciro, muitas vezes, é associado à imagem de machista.
A equipe de Meirelles pretende explorar esses pontos dos adversários e, ao mesmo tempo, exibir o ex-ministro da Fazenda como um homem de diálogo e “experiência”. O vídeo faz questão de “humanizar” o pré-candidato do MDB, que aparece na companhia da família e de amigos.
“Este ano tem eleição para presidente. Em qual tempo está o candidato em que você está pensando em votar?”, pergunta um locutor em off, no filme que traz a hashtag #ChamaOMeirelles. Em seguida surgem outras indagações, entremeadas por cenas constrangedoras para Bolsonaro e para Ciro. “No tempo do preconceito? No tempo de quem acha que ainda se ganha no grito?”, provoca o narrador..