Jornal Estado de Minas

Dilma se reúne com PT hoje para definir candidatura ao Senado


É grande grande a expectativa entre os petistas para a ex-presidente Dilma Rousseff anunciar, nesta quinta-feira, se vai disputar as eleições deste ano. Dilma se reúne hoje com lideranças petistas do estado, no final da tarde, por volta das 17 horas, e em local ainda não divulgado. Será a primeira grande reunião dela com o partido para falar sobre as eleições.

Dilma está na capital mineira desde que voltou da Inglaterra,  na semana passada. Nesta quinta-feira, está agendada a reunião com  a Executiva estadual e o Diretório Nacional do PT, além dos deputados das bancadas federal e estadual do partido.

Dilma já antecipou, na  quarta-feira  passada (20), por meio do Twitter, que "não há hipótese" de ela disputar o governo de Minas.

Em tese, restaria a  disputa ao Senado. Entretanto, no dia de  6 de abril passado, data da transferência do seu domicílio eleitoral de Porto Alegre para Belo Horizonte, Dilma não confirmou sua candidatura a uma das duas vagas dispensadas ao estado neste ano.

“De uma coisa vocês podem ter certeza: campanha eu farei, sendo candidata ao Senado ou não", declarou na ocasião.

Entre os petistas, a candidatura de Dilma ainda é assunto fora de consenso.  Em vez do Senado, petistas admitem a possibilidade de substituir o governador Fernando Pimentel, pré-candidato à reeleição, pela ex- presidente.

Há inclusive os que defendem a candidatura de Dilma a deputada federal de olho na "carona eleitoral'.  A própria Dilma  afirma não decartar a candidatura a uma vaga na Câmara. O certo  é que hoje começa, de fato, a ser feita a costura para definir a participação de Dilma na disputa eleitoral deste ano.

Em BH


De acordo com a assessoria de imprensa da ex-presidente Dillma Rousseff,  ela está em Belo Horizonte desde que retornou da Inglaterra, onde participou, em Londres, do Congresso da Uni Global Union. Ela também  se reuniu  naquele país com o com o prefeito de Liverpool, Joe Anderson, e  com professores e estudantes da Universidade de Manchester.

Na capital mineira, onde Dilma nasceu e só saiu em função de sua militância contra a ditadura militar,  Dilma fica  hospedada no apartamento da mãe, dona Dilma Jane Silva Rousseff, 94 anos..