O ministro do Trabalho, Helton Yomura, e o deputado federal Nélson Marquezelli (PTB/SP) são alvos, na manhã desta quinta-feira, do desdobramento da Operação Registro Espúrio, que desarticulou organização criminosa formada por políticos e servidores. Eles são suspeitos de cometer fraude na concessão de sindicatos no Ministério do Trabalho.
Leia Mais
Fachin mantém prisões preventivas da Operação Registro EspúrioPreso na Registro Espúrio diz que pode implicar ex-ministroRaquel não quer alvos da Registro Espúrio em liberdadeCaio Vieira de Mello assume nesta terça o Ministério do TrabalhoPF apreende documentos e R$ 5 mil no gabinete de MarquezelliAfastado do cargo, ministro do Trabalho nega irregularidadesMinistro afastado, Helton Yomura presta depoimento à Polícia Federal em Brasília'Não tenho atuação nenhuma no Ministério do Trabalho', diz Nelson MarquezelliCom ministro afastado e secretário preso, Ministério do Trabalho está sem comandoSTF afasta ministro do Trabalho, alvo da Operação Registro EspúrioO afastamento de Yomura foi determinado pelo ministro do STF, Edson Fachin, por meio de medida cautelar. Yomura e os demais servidores são suspeitos de participação no crime e estão proibidos de frequentar o Ministério do Trabalho ou de manter contato com os demais investigados ou servidores da pasta.
Segundo a Polícia Federal, as investigações e o material coletado nas primeiras fases da operação Registro Espúrio indicam o uso da estrutura do Ministério do Trabalho por indivíduos comprometidos com os interesses do grupo criminoso.