São Paulo - O maior beneficiado do grupo de páginas anônimas de apoio aos presidenciáveis é o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, que tem mais páginas ao redor de seu nome, boa parte delas em tom humorístico, como "Bolsonaro Opressor 2.0", ou em tom de ataque à esquerda. A reportagem identificou 83 páginas com mais de 10 ml curtidas no Facebook que falam sobre o político, seja com divulgação de notícias, piadas ou vídeos editados.
Leia Mais
Antes de apoiar Bolsonaro, Janaína escreveu que não gostava 'do tom' do deputadoJustiça manda retirar outdoor com imagem de Bolsonaro da sede do PSL em CuritibaPríncipe acena com disposição em ser vice na chapa de Jair Bolsonaro'Por que cotas? Brasil não tem dívida histórica com escravidão', diz BolsonaroAliado de Bolsonaro defende aborto e outros assuntos polêmicosAlgumas páginas fazem venda de produtos, como a "Vim do futuro pra dizer que o Bolsonaro virou presidente", que tem 173 mil curtidas. Ela anuncia link para um site que vende canecas e camisetas com a frase "Melhor Jair se Acostumando". O Estadão Dados identificou outras três páginas com anúncios do tipo.
O proprietário é da área da tecnologia da informação que mora em Fortaleza (CE) e pediu para não ser identificado. Disse que criou a página para ganhar dinheiro e negou ligação com o político. Afirmou ainda que "simpatiza" com o candidato do PSL. "Não está sendo acusado na Lava Jato, é ficha limpa e adotou novo viés liberal."
Nos perfis há também divulgação de sites de informações falsas, como a de que o filho de Lula teria "ameaçado acabar com o Brasil" se o pai fosse preso.