O ex-prefeito Fernando Haddad (PT), candidato a vice-presidente e possível substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial, pretende fazer uma transmissão paralela na internet durante o debate entre candidatos que será realizado pela TV Bandeirantes, nesta quinta-feira.
O PT vai insistir, no entanto, que Lula, preso em Curitiba, participe do debate. A legenda considera ainda pedir que a emissora coloque uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente durante o programa.
Leia Mais
'Eu e Haddad estamos prontos para vencer eleição em qualquer cenário', diz Manuela'Haddad está em estágio probatório', diz Gleisi, em recado de ex-presidente LulaLula desmente meme de que Pabllo Vittar seria seu viceTRF4 nega participação de Lula em debate entre presidenciáveisDefesa de Lula desiste de processo no STF que iria analisar pedido de liberdadePT se alia a partidos que apoiaram impeachmentHaddad afaga Ciro e diz que Lula estará no 2º turnoChapa de Lula, Haddad e Manuela é batizada de 'triplex' nas redes sociaisPara defender a presença do ex-presidente no debate, o PT alega que ele foi oficializado como candidato durante convenção, no último sábado, 4, e que a confirmação foi registrada em ata no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para os demais debates, após o registro da candidatura no dia 15, o núcleo da campanha petista defende que a discussão sobre a presença de Lula ou de um representante nos programas seja feita na Justiça Eleitoral.
"Lula teria, até o deferimento ou não, espero que seja o deferimento do seu pedido, o direito de participar de tudo. A lei é clara, inclui rádio e TV", disse Haddad.
O coordenador da campanha presidencial do PT, José Sergio Gabrielli, reforçou que o partido tentará na Justiça, até a última instância, que Lula esteja no debate da Band. "O candidato é Lula. Vamos forçar para que Lula esteja lá." A emissora já informou à campanha que apenas o candidato a presidente deve estar no programa e que não cabe ao canal de televisão buscar que Lula deixe a prisão, em Curitiba, para participar..