O triplex, imóvel pivô da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava-Jato, acabou batizando a chapa encabeçada por Lula nas eleições de 2018 e que tem ainda os nomes do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e da deputada gaúcha Manuela d'Ávila (PCdoB). A composição virou meme nas redes sociais, principalmente entre apoiadores de Lula.
Com a possibilidade de a candidatura de Lula ser impedida pela Justiça Eleitoral, o PT precisou lançar mão de estratégia que apresenta Haddad como substituto ao presidente. Manuela será vice em ambos os cenários, tanto se o ex-presidente ou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) forem cabeça de chapa.
Lula está preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, no Paraná. Lula foi condenado a 12 anos e um mês de detenção. Ele é acusado de receber propina da empreiteira OAS.
O apartamento triplex foi atribuído ao ex-presidente. Em maio, o apartamento triplex, no Guarujá (SP), foi arrematado pelo valor mínimo estipulado no edital, de R$ 2,2 milhões.