O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga na segunda-feira, a partir das 14h, o mandado de segurança envolvendo a polêmica sobre a candidatura de Marcio Lacerda (PSB) ao governo de Minas Gerais. A ação foi ajuizada pelo ex-prefeito de Belo Horizonte e pelo então presidente da comissão provisória do partido, João Marcos Lobo.
Leia Mais
Indefinição sobre candidatura de Lacerda pode durar até as vésperas da votaçãoLacerda mantém agenda de candidato, mesmo sem definição da JustiçaEm meio a impasse no PSB mineiro, MDB anuncia apoio a Marcio Lacerda ao governoTSE julga hoje se Lacerda concorre ao governo de MG; saiba o que muda no quadroDocumentos acirram impasse às vésperas de julgamento da candidatura de LacerdaPatrus Ananias ganha força para segunda vaga ao Senado na chapa de PimentelA ação contesta a competência do presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, de dissolver a comissão provisória do partido em Minas. Na semana passada, a direção nacional interveio no estado para destitir João Marcos e indicou para seu lugar René Vilela.
Na noite de sexta-feira, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do TSE, concedeu uma liminar validando a intervenção, o que na prática implicaria na suspensão da convenção marcada para poucas horas depois pelo grupo ligado a Lacerda.
No entanto, baseado em outra liminar concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) no mesmo dia, a ala favorável à candidatura própria manteve o encontro e ainda aprovou o nome dele.
No domingo a noite, o MDB também aprovou em convenção a aliança com o PSB, indicando o nome do presidente da Assembleia Legislativa Adalclever Lopes para candidato a vice.
Enquanto a briga não tem um desfecho na Justiça, o PSB nacional anulou, em convenção no domingo, a reunião realizada em Minas – com o voto favorável de Marcio Lacerda, que é integrante da executiva nacional da legenda – e aprovou aliança com a reeleição do governador Fernando Pimentel (PT).
Logo depois da convenção membros do PSB nacional e estadual estiveram reunidos em Brasília, quando foi oferecido a Lacerda a candidatura a senador na chapa de Pimentel.
Na segunda-feira, as duas alas do PSB registraram suas atas no TRE mineiro: uma com a aprovação da candiatura própria e outra com a decisão do PSB nacional. O partido tem até dia 15 para fazer o registro das candidaturas, que serão analisadas pela Justiça Eleitoral.
Ainda tramita no TRE mineiro a ação que reconheceu a validade da convenção pró-Lacerda. Ainda não há data prevista para julgamento. .