Essa capa é a melhor definição do pardieiro político atual pic.twitter.com/th2cfapGBk
— Senhor Lawful (@MrLawful) 15 de agosto de 2018
A capa do Estado de Minas desta quarta-feira, 15 de agosto, que fez uma analogia entre a corrida presidencial de 2018 e o desenho clássico Corrida Maluca viralizou nas redes sociais e seguiu repercutindo em todo o país até esta sexta-feira, 17. Somente no Facebook, nos perfis do Estado de Minas e do Portal Uai , a capa alcançou mais de 180 mil pessoas, com 65 mil visualizações e mais de 1,6 mil compartilhamentos. Ao todo, o post com o trabalho recebeu quase 8 mil reações, comentários e compartilhamentos.
A versão estática da capa também viralizou e foi postada, também no Facebook, por pessoas como o roteirista Paulo Cursino, um dos autores de comédia mais consagrados do país. "Essa capa do jornal Estado de Minas matou a pau, pena que pouca gente lembre do desenho. Encaixe perfeito para quase todos. Ciro de Rufus, o lenhador, me fez gargalhar", escreveu o roteirista. No post de Cursino no Facebook, inclusive, um dos comentários veio do humorista Cláudio Manoel, do Casseta & Planeta: "Sensacional. Vários estão ótimos. O Amoedo de Peter Perfeito, os Irmãos Rocha (primitivos e pré-históricos): Boulos e a moça do PSTU (ou similar), o Bolsonaro no carro-tanque com o Daciolo no sidecar... genial!"
"Minas é um celeiro de caricaturistas, chargistas e ilustradores. Tiro o meu chapéu para o Quinho,que se apropriou da Corrida Maluca e ilustrou a primeira página do Estado de Minas de ontem (quarta-feira). Já ganhou vários prêmios com suas ilustrações inseridas na primeira página do Jornal dos Mineiros.", comentou o leitor Jose Romualdo Quintão.
No Twitter, a animação foi vista mais de 7 mil vezes, com 17 mil impressões e quase 1,5 mil engajamentos, isso contando apenas a partir das publicações originadas pelos perfis do @em.com e do @PortalUai. Além dos perfis oficiais, vários outros postaram a imagem da capa e, em alguns deles, como o do Senhor Lawful (@mrlawful), há milhares de retuítes (veja abaixo).
Essa capa é a melhor definição do pardieiro político atual pic.twitter.com/th2cfapGBk
— Senhor Lawful (@MrLawful) 15 de agosto de 2018
"A Capa do Estado de Minas está sensacional. A Corrida maluca das eleições com os candidatos caracterizados com os carros e gostei do Amoedo como Peter Perfeito e o Lula como Dick Vigarista", escreveu Kleber Nunes. "Fenomenal a capa do Estado de Minas! Centrão como a Quadrilha de Morte, MDB como o Cupê Mal-Assombrado, Lula como Mutley, Marina como Penélope. Fora as citações sutis da Ursal com o Daciolo e do Minion com o Bolsonaro", postou o jornalista potiguar Lucas Félix. "Genial a capa do Estado de Minas de hoje... as referências estão ótimas!" disse o também jornalista Gustavo Chagas, da Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul.
Leia AQUI e AQUI a íntegra da matéria. Baixe aqui a imagem da capa, em alta resolução
Confira abaixo outras reações à capa em redes sociais:
"Corrida Maluca", capa do Estado de Minas de ontem (15/08) sobre o início da campanha eleitoral - https://t.co/sqB2985HUW
%u2014 Pedro Soares (@burning_info) 16 de agosto de 2018
Se essa capa do Estado de Minas não ganhar o Pulitzer pode fechar o Brasil! pic.twitter.com/yGnrPyRAPk
%u2014 Tiago Souza (@TiagoSouza0) 16 de agosto de 2018
O jornal Estado de Minas mitou d nessa capa.#SouDeDireitaPorque pic.twitter.com/ABmEILfUUa
%u2014 Marcelo Andrade (@Celoh13) 16 de agosto de 2018
a capa do Estado de Minas de hoje é a melhor das eleições até agora pic.twitter.com/sVW842d14J
%u2014 johnny (@joaoabel_) 16 de agosto de 2018