O candidato ao governo de Minas da Rede Sustentabilidade, João Batista Mares Guia, afirmou nesta segunda-feira que teve o telefone “hackeado” e que uma pessoa está se passando por ele e abordando conhecidos para pedir dinheiro, utilizando o Whatsapp.
Leia Mais
Mares Guia diz que PT repudiou impeachment de Dilma e cassou candidatura de LacerdaVice abandona chapa de Mares Guia na disputa ao governo de MGO candidato registrou o caso na Delegacia de Crimes Cibernéticos no final da tarde de hoje e já providenciou o bloqueio da linha junto à operadora.
De acordo com a assessoria do candidato ele começou a receber contato de conhecidos que estranharam a abordagem em conversas pelo aplicativo de troca de mensagens.
Em uma das conversas, conduzidas quando já se tinha ciência do estava acontecendo, o estelionatário, se passando por Mares Guia, afirma que estava com problemas na “assinatura eletrônica” do banco e que precisava de ajuda. “Agradeço a disponibilidade. Seria o valor de R$ 2.500 pode me auxiliar? Até às 16h restituo o valor em sua agência e conta”, afirmou. E na postagem seguinte reitera o pedido. “Conseguirá me ajudar? Não quero ser inconveniente”.
No mês passado, a Polícia Federal deflagou operação para desarticular quadrilha que clonava os números de celulares para aplicar esse tipo de golpe.
Foram vítimas ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo) e o ex-ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social), todos do MDB, tiveram os telefones fraudados e pediram investigação policial sobre o caso. Quatro pessoas foram presas. .