O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), receberá em sua casa, na tarde desta quarta-feira, o candidato a presidente da República Ciro Gomes (PDT). A expectativa é de que ele anuncie apoio a Ciro, até porque convocou uma coletiva de imprensa para o horário.
Nesta terça-feira, o prefeito não quis adiantar o assunto. “Vou receber ele para conversar”, limitou-se a dizer o prefeito, que também recebeu recentemente em sua casa o presidenciável Álvaro Dias (Podemos). Antes do início da campanha, Kalil havia dito que não apoiaria nenhum candidato nas eleições. No entanto, na semana passada, ele declarou o voto no candidato a senador de seu partido, Carlos Viana.
Além do estilo direto, que justamente o aproximou de Ciro, Kalil conta com um importante capital eleitoral. Eleito em 2016 por uma coligação de partidos pequenos que incluía ainda a Rede e o PV, o prefeito de Belo Horizonte tem gestão aprovada por cerca de 60% da população e encarna o perfil antipolítico.
A chegada de Kalil à campanha pedetista resolve um problema para Ciro. Em Minas, o PDT divide palanque com o MDB de Henrique Meirelles. O partido faz parte da coligação do emedebista Adalclever Lopes, que substituiu na chapa o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, próximo a Ciro, cuja candidatura foi barrada pela direção nacional do PSB.
No evento de anúncio da candidatura, marcado para as 15 horas, serão distribuídos materiais de campanha com frases como "Kalil é Ciro".