Nas simulações de segundo turno, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) perde para os candidatos Ciro Gomes (PDT) - 44% a 33% -, Marina Silva (Rede) - 43% a 33% - e Geraldo Alckmin (PSDB) - 41% a 32%- , e empata tecnicamente com Fernando Haddad (PT) - 36% para o ex-prefeito e 37% para o deputado -, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 5.
Leia Mais
Bolsonaro mantém liderança; Ciro sobe e empata com Marina, diz Ibope'Bolsonaro é o mais despreparado entre os candidatos', diz Alckmin em entrevistaCelso de Mello é sorteado relator do pedido de Lula para derrubar decisão do TSE'A, B ou C' ou 'Beyoncé'? Frase de Ciro Gomes divide a internetExposição de Bolsonaro foi negativa para sua imagem, diz analista sobre IbopeTemer rebate críticas de Alckmin e diz: 'fale a verdade'A divulgação do levantamento estava prevista para terça-feira, 4, mas foi necessário adiá-la em razão de uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral. O registro inicial da pesquisa, feito no dia 29 de agosto, ainda trazia um cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato, como candidato. Porém, na madrugada de sábado, dia 1° de setembro, o TSE indeferiu o registro de sua candidatura.
Diante do ocorrido, o Ibope decidiu retirar da pesquisa o cenário com Lula, e manter apenas o que trazia Haddad em seu lugar. Como as perguntas feitas não seguiram exatamente o roteiro previsto no questionário registrado na semana anterior, foi necessário consultar o TSE.