Na corrida pelas duas vagas ao senado em Minas Gerais a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 28% das intenções de voto em pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (12). Em segundo lugar está o jornalista Carlos Viana (PHS), com 12%. Empatados na terceira e quarta colocação com 7% das intenções estão Dinis Pinheiro (SD) e Rodrigo Pacheco (DEM).
Três candidatos vem na sequência, com 5% da preferência dos entrevistados: Coronel Lacerda (PPL), Fábio Cherem (PDT) e Rodrigo Paiva (Novo). Outros quatro estão empatados com 4% da intenção de votos: Miguel Corrêa (PT), Bispo Damasceno (PPL), professor Túlio Lopes (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU).
Em seguida estão Ana Paula Alves (PCO), com 3%; Duda Salabert (Psol), com 2% e Kaká Menezes (Rede), com 2%. Edson André dos Reis (Avante) teve 1% da preferência.
De acordo com o levantamento feito entre 9 e 11 de setembro, 20% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo para a primeira vaga e 30% para a segunda vaga.
Em comparação com o levantamento anterior, feito nos dias 24 e 26, Dilma tinha 22%, ou seja, teve um crescimento de oito pontos percentuais. Carlos Viana cresceu um ponto percentual entre o mês passado e a nova pesquisa. Dinis Pinheiro e Rodrigo Pacheco cresceram dois pontos no levantamento.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.512 eleitores em 91 cidades mineiras. O nível de confiança da pesquisa Ibope é de 95%..