Os seis candidatos ao governo de Minas de partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados confirmaram participação no debate promovido pela TV Alterosa na terça-feira, após o Programa do Ratinho. Desde a redemocratização do país, a emissora mantém a tradição de promover debates nas eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte e governo de Minas, porque assim acredita contribuir para que o eleitor confronte candidatos com questões de interesse público, sobre as quais devem explicitar o seu posicionamento.
Em três dos quatro blocos previstos no debate, os concorrentes serão confrontados com perguntas. No primeiro, seis jornalistas do Grupo Diários Associados escolherão, respectivamente, um candidato para responder à questão e um candidato para tecer comentários sobre o posicionamento do adversário. A pergunta do jornalista deve ter até um minuto e a resposta do candidato, 1min30s. O comentário será de 1 minuto e haverá uma réplica de 1 minuto. Todos serão perguntados e vão comentar.
No segundo e terceiro blocos, os candidatos farão perguntas entre si a partir de escolha aleatória, ou seja, sorteio, realizado ao vivo. Cada candidato pode ser perguntado apenas uma vez por bloco: serão 30 segundos para formular a pergunta e o oponente terá um minuto e meio para respondê-la. Quem fez a pergunta terá um minuto para réplica e a tréplica será também de um minuto. No quarto e último bloco, cada candidato terá 1min30s para fazer as considerações finais, seguidas do encerramento.