Em novo levantamento, publicado nesta quinta-feira (20), o instituto de pesquisa Datafolha mostrou crescimento dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). O deputado federal manteve a liderança com 28% das intenções de voto, com dois pontos percentuais acima da última pesquisa. Em segundo lugar vem o ex-prefeito de São Paulo, que melhorou seu índice em três pontos percentuais, alcançando a marca de 16%. A última pesquisa havia sido realizada na semana passada.
O estudo também apresentou estagnação de Ciro Gomes (PDT), que representou 13% das intenções. Ele está tecnicamente empatado com o petista Haddad, já que a margem de erro é de 2%.
Quem também não saiu do lugar foi o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. O atual governador de São Paulo tem 9% das preferências.
Marina Silva (Rede), por sua vez, caiu um ponto em comparação à última semana, e agora tem 7% das intenções de voto.
Brancos e nulos alcançaram 12% dos entrevistados, enquanto 5% deles ainda não sabem ou não responderam à pesquisa.
Para realizar a pesquisa, o Datafolha ouviu 8.601 eleitores de 323 cidades nessa terça e quarta-feira. O nível de confiança é de 95%.
Os resultados foram os seguintes:
Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 16%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Marina Silva (Rede): 7%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 12%
Não sabe/não respondeu: 5%
Segundo turno e rejeição
Quanto ao segundo turno, a pesquisa Datafolha mostrou que Ciro Gomes venceria em todos os cenários. Ele venceria Bolsonaro com 45% das intenções, contra 39% do capitão.
Nos outros cenários, Jair Bolsonaro empata com Haddad, Marina e Alckmin. No caso do petista, o deputado federal tem 39% da preferência, enquanto o petista tem 35%.
A rejeição do candidato do PSL continua a mais alta, com 43%. A vice-líder neste quesito é a candidata do Rede Sustentabilidade, Marina Silva, com 32%. O petista Fernando Haddad tem 29%, Alckmin 24% e Ciro 22%.
Em seu total, 40% do eleitorado afirmou que ainda pode mudar de voto. Neste grupo, 15% indicam Ciro Gomes como segunda opção; 13% apontam Marina Silva; 12% analisam Haddad com bons olhos e 11% ainda consideram Jair Bolsonaro.
Os eleitores menos decididos são os de Marina (70%), Alckmin (58%) e Ciro (57%).