É preciso “tirar todos os poderes do Supremo”, afirmou José Dirceu (PT) em entrevista ao portal piauiense 180 graus. O ex-ministro também disse que é preciso mudar o nome da corte. “Não sei por que chamam Supremo. Deveria ser só Corte Constitucional”, declarou. Dirceu argumentou ainda que “Judiciário não é poder da República. Ele é um órgão, mas se transformou em um quarto poder. Se o Judiciário assume poderes do executivo e do legislativo caminhamos para o autoritarismo”, disse.
Leia Mais
Tribunal confirma condenação, mas reduz pena de Dirceu"É uma questão de tempo para gente (PT) tomar o poder", diz José DirceuReparação de Zé Dirceu à Lava Jato vai a R$ 90,1 milhõesDeclarações de Dirceu colocam PT na defensivaEssa não é a primeira fala polêmica de José Dirceu. Na semana passada o petista afirmou que o PT “vai tomar o poder”. "Acho improvável que o Brasil caminhará para um desastre total. Na comunidade internacional isso não vai ser aceito. E dentro do país é uma questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição", disse.
José Dirceu foi condenado a 30 anos de prisão na Operação Lava-Jato, mas foi solto pela segunda turma do STF em junho deste ano.
*Estagiário sob supervisão do editor Renato Scapolatempore
.