O candidato da Rede ao governo de Minas, João Batista Mares Guia, criticou nesta quarta-feira (3) um de seus adversários na disputa eleitoral. “O Zema mostrou toda a sua fragilidade”, disse Mares Guia, se referindo ao debate realizado pela TV Globo, na noite dessa terça-feira (2). De acordo com ele, Romeu Zema (Novo) revelou "desconhecimento" para apresentar propostas para governar o estado.
Leia Mais
Romeu Zema, do Novo, encerra debate pedindo votos para Amoêdo e Bolsonaro 'Aqui não é Alagoas', diz Dulim ao comparar Zema a Fernando CollorPesquisa Ibope em MG: Anastasia, 33%; Pimentel, 22%; Zema 10%Mares Guia vai apoiar Romeu Zema ao governo de Minas Romeu Zema se mostra confiante em disputar 2º turno para governo de Minas"Queremos vencer com ideias", diz candidato ao Senado pelo Novo, Rodrigo PaivaDiretório nacional do Novo diz que declaração de Zema é 'inaceitável'; estadual nega conflito“Ontem, o Zema desconstruiu a sua candidatura e, ainda, mostrou a sua deslealdade para com o seu partido”, avaliou. Nas considerações finais do debate, Zema pediu voto para o candidato do seu partido, João Amoêdo e, também, para o deputado Jair Bolsonaro (PSL).
O pedido fez o partio Novo divulgar nota criticando o posicionamento de Zema, por caracterizar “infidelidade partidária”.
Prejudicado
Com sua ausência do debate, Mares Guia também disse que, por isso, se sentiu “o grande prejudicado” nesta reta final da campanha eleitoral. O encontro reuniu seis dos oito candidatos ao governo de Minas.
“Achei desproporcional ( entrar na Justiça)”, justificou' Mares Guia não ter acatado a sugestão. Ele lembrou que a TV Globo adotou um critério nacional para convidar os candidatos ao governo do estado. Ou seja, a emissora seguiu determinação da Justiça Eleitoral - mínimo de cinco representantes' no Parlamento-, além de percentual igual ou maior de seis por cento nas pesquisas eleitoral. A candidatura de Mares Guia não preenchia nenhuma das duas condições.
Segundo turno
Mares Guia disse que ficou pesaroso por não ter participado do debate por que viu sua chance de ir ao segundo turno ser sepultada na noite desssa terça-feira (2). “Não estou fora, porque a voz final é sempre do eleitor. Mas é improvável”, admitiu.
De acordo com ele, por ter uma campanha franciscana em recurso e em tempo na propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão, a presença nos debates promovidos pelas emissoras de televisão era sua grande oportunidade de veicular suas propostas para governar o estado com maior audiência.
Mares Guia também disse que sua performance nos debates promovidos pelas Tvs Alterosa, Band e Record foram bem avaliadas . “Fui o mais propositivo e quebrei a bipolarização entre os dois candidatos que estão nos dois primeiros lugares da pesquisa”, avaliou o candidato da Rede.
Mares Guia também disse que, no segundo turno, vai defender que a Rede não apoie nenhum candidato. “E pela primera vez na minha vida devo votar nulo, se prevalecer a bipolarização entre dois candidatos”, disse, numa alusão aos candidatos do PSDB e do PT, Antonio Anastasia e Fernando Pimentel, respectivamente.