A apenas quatro dias da eleição, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, aparece com 32% das intenções de voto na mais recente pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, seguido por Fernando Haddad (PT, 23%), Ciro Gomes (PDT, 10%) e Geraldo Alckmin (PSDB, 7%). Marina Silva (Rede) se manteve com 4%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia Mais
Ibope: Bolsonaro cresce quatro pontos e vai a 31%; Haddad se mantém com 21%Crescimento de voto feminino em Bolsonaro é maior no Sul e Sudeste, revela IbopeBrasil polarizado: O que pensam os eleitores de Bolsonaro e de Haddad?Haddad divulga vídeo nas redes sociais alertando contra as fake newsVídeos de evangélicos na web alimentam tom de adoração a BolsonaroTemor de derrota no 1º turno leva tensão ao PTParlamentares do 'Centrão' abandonam Alckmin e passam a apoiar Jair BolsonaroLewandowski volta a autorizar entrevista de Lula, mas Toffoli deve decidirJair Bolsonaro tem rejeição de 42%, Fernando Haddad, 37%, aponta IbopeEm votos válidos, ou seja, sem considerar os brancos e nulos, o placar entre os dois primeiros colocados é de 38% a 28%.
Como a eleição só é decidida no primeiro turno quando um candidato obtém 50% mais um dos votos válidos, os números indicam que haverá segundo turno e que ele será disputado pelos candidatos do PSL e do PT. Nesse caso, o Ibope indica um empate técnico: Haddad com 43% e Bolsonaro com 41%.
Os dois primeiros colocados na disputa também ocupam as mesmas colocações no quesito rejeição: 42% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 37% em seu principal adversário.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno os números apurados mostram empate técnico, dentro da margem de erro, entre Haddad e Bolsonaro.
Haddad 43% x 41% Bolsonaro (branco/nulo: 12%; não sabe: 3%)
Ciro 46% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 13%; não sabe: 3%)
Alckmin 41% x 40% Bolsonaro (branco/nulo: 16%; não sabe: 3%)
Bolsonaro 43% x 39% Marina (branco/nulo: 16%; não sabe: 2%)
O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 209 municípios, entre os dias 1º e 2 de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR%u201008245/2018.