O comitê central do Partido dos Trabalhadores (PT) em Belo Horizonte é marcado pela tristeza e perplexidade na noite deste domingo. Localizado na Rua Timbiras, no Centro da cidade, o espaço reúne dezenas de militantes e filiados ao partido. Eles lamentam os resultados das urnas apuradas até aqui, que apontam para a desidratação de Dilma Rousseff, candidata ao Senado, e para a derrota de Fernando Pimentel, concorrente ao governo do estado, ainda no primeiro turno. A entrevista coletiva que seria realizada no local por Pimentel foi cancelada.
Leia Mais
Boca de urna mostra vagas para o Senado indefinidas em MinasMinas Gerais é o estado com maior número de substituições de urnas eletrônicasEleitores de Minas relatam problemas no processamento de votos pela urna eletrônica Apoiadores de Anastasia se mostram surpresos com crescimento de Romeu ZemaNa opinião do também militante Jorge Simões, o momento representa um reflexo do impeachment, classificado por ele como um golpe. "No geral, o que aconteceu com a Dilma age de forma estrutural.
Para Valquíria Gomes, no entanto, o resultado não representa perdas para o partido. "O morador lá do sertão do país sabe o que é que a gente está falando, então não foi uma perda. É o PT lutando contra tudo e contra todos os poderes que existe neste país", ressalta.
Na frente do comitê, eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) passam buzinando e provocando os petistas, que também retrucam. Nos prédios vizinhos, gritos a favor do militar também são entoados em direção ao prédio gerenciado pelo PT. Um microfone, mesas e um backdrop com os candidatos do partido permanecem intactos ao lado de uma TV, na qual os militantes acompanham a apuração.
Até 19h40, 71,69% das urnas em Minas Gerais já tinham sido apuradas. O candidato Romeu Zema (Novo) liderava a corrida pelo Governo com 44,02% dos votos. Em segundo estava Antônio Anastasia (PSDB) com 29,16%. Os resultados indicam segundo turno entre os dois candidatos. Fernando Pimentel (PT) figurava em terceiro, com 21,84%.
Já na corrida pelo Senado, o candidato Rodrigo Pacheco (DEM) liderava com 21,06% dos votos. Em segundo, vem o Jornalista Carlos Viana (PHS) com 20,47%.
.