Jornalista, apresentador e radialista, Carlos Viana, de 55 anos, disputa um cargo político pela primeira vez nestas eleições. Para ser candidato, filiou-se este ano ao PHS do prefeito Alexandre Kalil – que inclusive declarou voto nele e licenciou-se da Prefeitura de Belo Horizonte para ajudar na campanha.
Em entrevista ao Estado de Minas, afirmou que a falta de experiência política seria uma vantagem na disputa: “o eleitor quer renovação”, alegou.
Embora o PHS não tenha se aliado a nenhuma chapa para o governo de Minas, Viana declarou apoio a Antonio Anastasia (PSDB), e em troca, tornou-se o terceiro candidato ao Senado da coligação, que oficialmente lançou o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM) e o ex-deputado estadual Dinis Pinheiro (Solidariedade).
Atualmente Carlos Viana apresenta os programas MG Record, na TV Record Minas, e o Plantão da Cidade, na Rádio Itatiaia. Ele iniciou a carreira na televisão em 1990 e tem passagens pela Rede Minas, TV Globo Minas e Bahia e TV Alterosa, dos Diários Associados.
Em 2004 ele foi editor-chefe do National - The Brazilian Newspaper, nos Estados Unidos.