O empresário Romeu Zema (Novo) começou a campanha para o Governo de Minas Gerais de maneira discreta. Mas, nas últimas semanas subiu de forma repentina nas pesquisas de intenção de votos. O resultado foi a liderança na disputa, que terá segundo turno contra o senador Antonio Anastasia (PSDB). O crescimento no final das eleições atraiu muitos eleitores de última hora. Grande parte deles mudaram de voto pouco tempo antes de irem às urnas.
Leia Mais
Com 97,28% das seções apuradas em MG, Zema e Anastasia estão no 2º turnoApoiadores de Anastasia se mostram surpresos com crescimento de Romeu ZemaEm MG, Romeu Zema saiu de 'nanico' a líder das pesquisas em duas semanasBoca de urna aponta segundo turno entre Romeu Zema e Anastasia Mares Guia vai apoiar Romeu Zema ao governo de Minas Zema credita vitória no 1º turno ao 'cansaço' dos mineiros com os 'políticos de sempre'Outro eleitor que escolheu o empresário de última hora foi Luís Fernando Costa Vitoriano, de 20 anos, morador do Bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul da capital mineira. "Eu decidi votar no Romeu Zema hoje de manhã. Foi só pra tirar o Pimentel e o Anastasia da jogada mesmo. Foi um voto estratégico", disse.
Isabela Lima, de 23, moradora do Bairro Barroca, Região Oeste de BH, escolheu o empresário pensando na mudança. "Na verdade, eu não sabia dele.
Já Mariana Dias, de 21, moradora do Bairro Gutierrez, Região Centro-Sul de BH, escolheu o candidato por acreditar em suas propostas. "Quando eu comecei a ver sobre a eleição, meu irmão pediu para eu votar no Amoêdo e nas pessoas do Novo. Eu acho que nenhum deles eram políticos. Achei as propostas do Zema interessantes e são melhores que as do PT e do Anastasia.
O mesmo foi feito por Rodrigo Arbache, 28, morador do Bairro Concórdia, Região Nordeste de BH. "Eu votei no Zema e decidi isso hoje. Estava na dúvida, mas acabei votando nele. Foi simplesmente por exclusão, por achar o menos pior. Pimentel e Anastasia não davam mesmo. Na verdade, o candidato que mais me agradava era o Mares Guia, da Rede, mas pensando que o Zema poderia tirar o Pimentel do 2° turno, acabei decidindo por ele", concluiu.
O comportamento dos eleitores seguem a cronologia da campanha de Romeu Zema. Ele começou a trajetória sem estar entre os preferidos. Aos poucos, foi crescendo nas pesquisas de intenção de votos, especialmente nos últimos dias.
Um dos motivos para o crescimento repentino foi o debate para o governo na TV Globo. Em suas considerações finais, pediu votos para os candidatos à Presidência do Novo, João Amôedo, e do PSL, Jair Bolsonaro. O resultado veio logo em seguida. Nas pesquisas de intenção de votos, saiu de 10% para 18%. .