O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, é o mais votado em 16 Estados e no Distrito Federal. O capitão reformado do Exército só ficou atrás de Fernando Haddad (PT) nos oito Estados do Nordeste e no Pará. Ciro Gomes (PDT) liderou a disputa no Ceará, seu berço político.
Leia Mais
Bolsonaro diz que vai ao TSE exigir explicações sobre problemas nas urnasFernando Haddad diz que segundo turno é 'oportunidade de ouro' para discutir ideias com BolsonaroNo segundo turno, Ciro antecipa ser opositor de Bolsonaro: 'Ele não'; Marina Silva faz suspense Rejeição é o grande desafio de Bolsonaro e HaddadO Nordeste que garantiu a vitória a Dilma Rousseff em 2014 também assegurou a ocorrência de segundo turno neste ano.
O Estado em que Bolsonaro teve vitória mais acachapante foi Santa Catarina, onde ficou na casa dos 65%, contra 15% de Haddad. O petista, por sua vez, dominou com maior diferença no Piauí, com 62% dos votos válidos ante 19% do candidato do PSL. No Ceará, Ciro obteve 41% e venceu Haddad, que pontuou 32%.
Minas Gerais, Estado conhecido politicamente por ser representativo do Brasil - com um Norte pobre e um Sul rico -, espelhou quase que de modo idêntico a disputa em âmbito nacional. Lá, Bolsonaro obteve 48% e Haddad, 27%.