Jornal Estado de Minas

Tradicional na política, família Sarney sofre derrota nas urnas neste domingo

Tradicional na política brasileira, a família Sarney foi derrotada nas urnas do Maranhão neste domingo. Roseana Sarney (MDB), filha do ex-presidente da República, José Sarney, não conseguiu ir para o segundo turno da disputa ao governo do estado. Na ocasião, ela ficou com 30% dos votos válidos, enquanto o atual governador, Flávio Dino (PCdoB), foi reeleito com, aproximadamente, 59%.

Esta é a segunda vez que Roseana perde na disputa ao governo do Maranhão. Em 2006, ela perdeu para Jackson Lago (PDT), mas devido à cassação do governador eleito, Roseana acabou assumindo o posto em 2009, o que contribuiu para sua vitória em 2010. A filha de José Sarney já governou o estado em quatro períodos: 1995/1998, 1999/2002, 2009/2010, 2011/2014.

Outro membro da família que não conseguiu se eleger foi Sarney Filho (PV), também filho do ex-presidente. O então deputado federal e ex-ministro do meio ambiente de Michel Temer tentava uma vaga ao Senado Federal, entretanto acabou ficando em terceiro lugar na disputa com 13% dos votos válidos. No Maranhão, os candidatos que conseguiram o posto foi Weverton (PDT) e Eliziane Gama (PPS), 35% e 27%, respectivamente.

No entanto, nem tudo são lágrimas para os Sarney. O neto de José Sarney e filho do ex-ministro de Temer conseguiu sua reeleição ao cargo de deputado estadual no Maranhão.
Com 38 anos, Adriano Sarney (PV) se elegeu, pela primeira vez, em 2014.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie







.