Impulsionado por Jair Bolsonaro, candidato mais votado do primeiro turno na eleição presidencial no Brasil – 49,2 milhões de votos (46,05%) –, o Partido Social Liberal (PSL) elegeu até o fechamento desta edição 52 deputados federais e quatro senadores em 14 estados.Em São Paulo, o filho de Jair, Eduardo Bolsonaro, liderou a corrida para a Câmara, com mais de 1,8 milhão de votos. Em segundo lugar ficou a jornalista Joice Hasselmann, com mais de 1 milhão. Somados, os números correspondem a 13,85% dos votos válidos no estado.
Veja aqui o resultado das eleições no primeiro turno
Leia Mais
Chance de vitória de Bolsonaro no segundo turno sobe para 75%, diz EurasiaBolsonaro vai explorar episódios de corrupçãoBolsonaro cresceu na reta final antes da votaçãoBolsonaro venceu em 481 cidades de Minas; Haddad, em 372. Veja outros númerosQuais os próximos passos de Haddad e Bolsonaro para o segundo turno?
No Rio de Janeiro, estado pelo qual Bolsonaro é deputado federal e concentra sua maior força eleitoral, o subtenente do Exército Hélio Fernando Barbosa Lopes liderou a corrida rumo à Câmara dos Deputados, com mais de 345 mil votos. Vereador por Niterói, Carlos Jordy alcançou a quarta colocação no estado, com 204 mil votos.
MINAS GERAIS Em Minas Gerais, Marcelo Álvaro Antônio foi o candidato a deputado federal mais votado, com cerca de 230 mil, número correspondente a 2,28% dos mais de 15,6 milhões de votos válidos. O cabo da Polícia Militar Junio Amaral recebeu 158,5 mil votos e ficou em sétimo na lista mineira. Ele também será um dos 53 representantes do estado no Plenário em Brasília.
O PSL só não conseguiu candidatos entre os 10 mais votados no Distrito Federal e em seis estados (MA, PA, PI, RS, SE e TO). O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que em 2014 disputou a Presidência, foi eleito na Câmara com 105 mil votos.
Para o senado, o filho primogênito de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, foi o preferido de 31,36% dos eleitores que escolheram algum candidato no Rio de Janeiro: mais de 4,3 milhões. Já em São Paulo, o oficial da Polícia Militar Major Olímpio ficou em primeiro, com 25,81%: 9 milhões. O PSL ainda fez duas senadoras: Soraya Thronicke, no Mato Grosso do Sul, e a juíza Selma Arruda, no Mato Grosso.