Um grupo de deputados federais do Podemos, liderados por Aluísio Mendes (Pode-MA), anunciou apoio ao candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16, na Câmara dos Deputados, por parte do grupo de deputados ao lado de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e de Onyx Lorenzoni (DEM-RS). "Nos sentimos honrados pelo apoio externado pela bancada do Podemos", afirmou o parlamentar gaúcho.
A bancada do partido tem atualmente 17 deputados. No entanto, segundo Mendes, o grupo que apoia o candidato não conta com todos esses parlamentares, como chegou a afirmar Lorenzoni no início do anúncio. "Dos 17, alguns não foram reeleitos e entraram novos deputados. Para 2019, são 11 deputados que se elegeram do Podemos. Destes, estiveram hoje na reunião oito manifestando apoio", disse.
A direção nacional do Podemos optou pela neutralidade e liberou seus filiados para se posicionarem ou não por candidatos neste segundo turno. Outros partidos seguiram a mesma linha, como DEM, o PSD, o PR, o Podemos, o Solidariedade e o PPS.
Onyx Lorenzoni, que é cotado para assumir a Casa Civil em um possível governo de Bolsonaro, voltou a dizer que o candidato teria uma base de apoio de mais de 300 parlamentares na Câmara. No entanto, o deputado leva em conta para esse cálculo o tamanho das atuais bancadas suprapartidárias, como a ruralista - que teve menos de 38% dos deputados reeleitos..