O PDT em Minas decidiu apoiar o candidato do PSDB, Antonio Anastasia, na corrida do segundo turno pelo Palácio da Liberdade. Em reunião da executiva estadual, realizada nessa quarta-feira, o apoio ao tucano foi definido para, segundo o presidente estadual da legenda deputado Mário Heringer, tentar um “ponto de equilíbrio”.
O apoio dentro da legenda teve apoio da maioria dos integrantes. Apenas um dos votos foi contrário, mas, segundo Henriger, com total apoio a decisão da maioria. “É uma decisão tomada dentro de uma análise do que é melhor para Minas neste momento. Nós preferimos que as coisas caminhem sem a possibilidade de surpresas negativas”, disse.
Apesar disso, o partido não se posiciona como oposição a eventual governo de Romeu Zema (Novo) que disputa com Anastasia o governo de Minas. “Essa decisão não foi uma exclusão ao outro candidato”, afirmou o presidente do PDT.
No primeiro turno em Minas, o PDT esteve na coligação com o candidato do MDB, Adalclever Lopes. Nacionalmente, o partido – que tinha Ciro Gomes como concorrente ao Planalto -, anunciou “apoio crítico” à candidatura de Fernando Haddad (PT). .