As declarações controversas do deputado Jair Bolsonaro aos poucos se transformaram de piadas compartilhadas nas redes sociais em ideias defendidas por milhões de apoiadores. Em momento de grave crise política que o país atravessa, o capitão reformado do Exército se tornou porta-voz das insatisfações de grande parte da população.
Leia Mais
Bolsonaro: "Vamos unir a todos; não haverá distinção entre nós", dizImprensa americana destaca vitória da 'extrema-direita' com BolsonaroJair Bolsonaro ficou 23 dias internadoEx-assessor de Trump diz que EUA e Brasil vão se aproximarQuatro ministros do novo governo já estão definidos; veja quem sãoMinistério deverá ter aliados recentesFacada deu novo rumo à candidatura de BolsonaroAnalistas apontam falta de novos líderes políticosOs possíveis homens fortes do governo Bolsonaro'Liberdade' e 'Deus' dominam discurso de BolsonaroVitória de Bolsonaro é destaque em alguns dos principais jornais internacionaisO principal obstáculo será amenizar um país que vem de uma forte polarização e cumprir algumas propostas que são consideradas populistas. “No palanque, ou melhor, nos vídeos de celular, ele prometeu o 13º salário do Bolsa-Família e aumentar o benefício.
Como vai conjugar a redução de gastos com essas promessas?”, questiona Gaudêncio Torquato, especialista em marketing. Para o cientista político da UFMG Fábio Wanderley, os ataques aos adversários ao longo de sua trajetória política, apostando no sentimento de raiva dos brasileiros com a classe política em geral, foram decisivos para sua eleição.
Eleitores cansados
Gaudêncio Torquato
Especialista em marketing político
Durante a campanha, Bolsonaro e sua equipe fizeram várias ações que deixam claro que ele não tem a intenção de unificar o país. Seu filho falou em fechar o Supremo, e ele falou sobre expurgar adversários políticos. Essas falas encontraram apoio de seus eleitores, a maioria cansados de políticos tradicionais.
Múltiplos fatores
josé Murilo de carvalho
historiador e membro da academia brasileira de letras
Uma série complexa de fatores explica a vitória de Jair Bolsonaro. Os protestos embutidos nas manifestações de 2013, a crise econômica, a Lava-Jato, o desgaste dos 14 anos de governo do PT, a descrença em relação aos políticos e à política, a violência, a legislação que atingiu valores tradicionais relativos à família e à definição de gênero. As manifestações de 2013 foram o primeiro sintoma de que havia algo errado em nosso sistema representativo: havia novos interesses que não estavam sendo representados pelos políticos e necessidades que não estavam sendo atendidas. As manifestações foram logo esquecidas, sem que nada se fizesse. A insatisfação foi crescendo em silêncio.
Ataques encampados
Fábio Wanderley reis
cientista político e professor emérito da ufmg
Para explicar a chegada de Bolsonaro ao poder temos que entender o momento de radicalização na política brasileira e de crescimento do extremismo na sociedade de forma geral. Como candidato, ele manteve um clima de ataques e ofensas que muitos encamparam. Acredito que o governo de Bolsonaro manterá esse clima de agressividade e trará enorme incerteza ao cenário político a partir de 2019. Ao longo da campanha, ele apostou em um tom de ódio para tratar adversários políticos.
.