A bancada do estreante partido Novo aproveitou a semana de retomada dos trabalhos legislativos para conhecer e entender o Congresso Nacional. Os oito deputados eleitos pela sigla tomaram café da manhã nesta terça-feira, 30, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e apresentaram a ele algumas reivindicações.
De acordo o deputado eleito por Santa Catarina, Gilson Marques, uma das principais pautas levadas a Maia foi o pedido para que a proposta de aumento dos salários dos parlamentares não seja efetivada.
Desde julho, deputados e senadores têm se articulado para que os vencimentos passem de R$ 33,7 mil para R$ 38 mil e havia a intenção de colocar a questão em votação após o pleito eleitoral. "Somos contra essa matéria porque o impacto que isso vai ter no efeito cascata será enorme", afirmou o novo parlamentar.
Segundo Marques, Maia sinalizou no encontro que deverá colocar em votação a reforma da Previdência ainda neste ano, mas não explicitou qual texto será levado à discussão.
O deputado eleito Marcel van Hattem (RS) negou que tenha havido conversa sobre a corrida para a presidência da Câmara na próxima legislatura durante o café. O gaúcho disse que os correligionários aproveitaram para falar sobre comissões e outros trâmites.
Ele disse que os novos parlamentares estiveram em diversos setores da Casa na Segunda-feira (29) e hoje para se inteirarem de andamentos de projetos e orçamentos. Van Hattem disse que eles chegaram a ser elogiados pelos servidores do Congresso pelo pronto interesse dos eleitos em buscar informações. Van Hattem tem 32 anos e entrou para a política aos 18, ao ser eleito vereador de Dois Irmãos (RS)..