O governador eleito Romeu Zema (Novo) vai começar o processo seletivo para escolher seu secretariado na segunda-feira. Segundo ele, dos 3,9 mil cargos de recrutamento amplo no estado devem ser mantidos somente de 700 a 800.
Leia Mais
Romeu Zema chama os deputados estaduais mineiros para ajudar na gestãoZema segue a cartilha de Bolsonaro na hora de cortar cargosEm vídeo, Zema compara Palácio do Governo com 'Palácio das Mordomias'Zema estuda fusão das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura em MinasZema anuncia equipe de transição até o fim da semanaServidores de Minas ainda não sabem quando vão receber salário e 13ºDepois de dar 70% dos votos para Zema, cidade espera emprego no grupo do governador eleitoQuem são os integrantes da equipe de transição de Romeu ZemaO governador eleito não citou nomes de pessoas convidadas a participar dos testes. Mas disse que, inclusive aquelas que possam eventualmente já estar no governo, terão que passar por seleção. Segundo Zema, não há compromisso com partidos nem apoiadore de campanha.
"É como se alguém que ajudou a fazer sua mudança tivesse o direito de morar na sua casa. Isso não tem nada a ver uma coisa que a outra.
De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em julho de 2018, o governo contava com 3.963 nomeações de recrutamento amplo, num total de mais de 350 mil servidores. Zema afirma que deve manter de 700 a 800 dessas posições e que vai priorizar funcionários de carreira.
“Mesmo desses 700, 800 que ficarem, às vezes vai ficar até menos. O que vamos tentar fazer é pegar pessoas concursadas que já estão (lá) para ocupar os cargos”, afirmou. “Você tem um cargo vago na secretaria da Fazenda, mas tem um técnico lá de carreira.
Questionado sobre a economia do corte de menos de 1% dos cargos no estado, Zema ressaltou que nessa parcela encontram-se os maiores salário. “Vamos dizer que isso represente 1,5% da despesa com pessoal, já é um grande avanço. Eu te diria que já corrigimos com essa medida talvez 8%, 7% do déficit do estado. Um quinze avos, umcatorze avos nós já corrigimos em uma facada”, afirmou..