O ex-presidente Lula (PT) deixou a sede da Justiça Federal em Curitiba após depoimento de quase três horas. Interrogatório terminou às 17h50 desta quarta-feira (14) e ele já foi levado de volta para a sede da Polícia Federal, onde está preso desde abril. O petista foi ouvido pela juíza federal substituta Gabriela Hardt.
O depoimento começou às 15h e faz parte do processo da Lava-Jato que investiga reformas realizadas em um sítio em Atibaia (SP). Lula é réu e foi escoltado pela PF até a Justiça Federal. É a primeira vez que Lula deixa a prisão desde seu encarceramento por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Antes dele, às 14h, José Carlos Bumlai, pecuarista que também é réu no processo, falou à juíza. Manifestantes e apoiadores do ex-presidente se reuniram com faixas e cartazes na frente do prédio desde a manhã desta quarta-feira.
Gabriela Hardt substituiu Sérgio Moro, que será ministro da Justiça no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, no comando da 13ª Vara de Justiça Federal de Curitiba. O TRF-4 deve escolher um outro juiz para ocupar definitivamente a cadeira que Moro deixou vaga.