O vereador Mateus Simões (Novo), coordenador da equipe de transição do governo Romeu Zema (Novo), disse na manhã dessa quarta-feira ao Estado de Minas que "houve desperdício de dinheiro público na atual administração do estado".
Leia Mais
Zema divulga hoje primeiro diagnóstico do estadoCoordenador de Zema estranha falta de senhas do governo PimentelMesmo eleito sem coligação, Zema deverá obter adesão de outras legendas e maioria na ALMGZema sobre Cemig: 'gostaria de privatizá-la no momento oportuno'Romeu Zema anuncia secretários de Fazenda e de Planejamento e GestãoGrupo francês Total compra postos de combustível de Romeu ZemaEquipe de Zema diz que vai herdar de Pimentel obras atrasadas e com custo acima do previsto Governo de Minas não vai fornecer senhas de acesso a dados financeiros para equipe de Zema"Há um descasamento entre a execução financeira e o resultado físico", disse o vereador, explicando que o governo repassou informações que não condizem pagamento com as obras realizadas. "Precisamos agora descer ao nível do detalhamento para entendermos se a execução foi muito ruim ou o orçamento foi feito de forma muito equivocada", afirmou ele.
Conforme adiantou Simões, os 65 projetos prioritários do governo, de um total de 200 listados na PPAG, menos de 50% foram concluídos e em torno de 40% não tiveram empenho financeiro, ou seja, não tiveram recursos para serem financiados. "Aparentemente, por esses números, poderia parecer eficiência, mas aponta para o desperdício", disse o vereador.
Diagnósticos e secretariado
Simões disse que de hoje até o dia o dia 6 de dezembro serão apresentados diagnósticos diários sobre a situação da administração pública estadual. No dia 6 de dezembro, de acordo com ele, a equipe de transição vai apresentar um relatório final .
O vereador também adiantou que até sexta-feira, o governador eleito vai anunciar os nomes dos secretários para as áreas da Fazenda, Planejamento e Casa Civil. Segundo ele, dos atuais 21 secretários, Zema deverá reduzir o secretariado para no máximo 11 titulares. .